Dúvidas mais frequentes entre Windows e Linux

04/08/2013 15:01


A disputa entre o Windows e o Linux lembra muito uma antiga discussão que existe entre os donos de Macintosh e os fãs da Microsoft. Os adeptos de cada sistema não se cansam de falar sobre as vantagens de seu preferido, sempre diminuindo as vantagens do sistema adversário.

windowsxlinuxEntretanto, o melhor caminho é encarar friamente as alternativas e escolher aquela que seja mais conveniente para realizar nossas tarefas, sem o fanatismo religioso que caracteriza muitos dos participantes desta discussão. Com o tempo e trabalhando ora com um ora com outro sistema, algumas dúvidas e conceitos vão sendo esclarecidos para cada pessoa mas, enquanto isto, algumas dúvidas permanecem sendo muito comuns entre aqueles que não conhecem bem os dois mundos: o Windows e o Linux.

Para estes vão a seguir algumas respostas às dúvidas mais frequentes nesta disputa pela preferência dos usuários:

Qual é mais rápido?

Depende do hardware e dos aplicativos utilizados. Se estamos falando de um servidor de arquivos, impressão, internet, roteamento ou de controle de e-mails, o Linux será mais rápido que o Windows na maior parte dos casos, isto se não for utilizada uma interface gráfica.

Entretanto, se estivermos falando de aplicativos gráficos como navegação na Internet, desenhos, jogos e similares, provavelmente o Windows será mais eficiente no mesmo hardware, principalmente se este for mais recente, pois a Microsoft sempre otimiza seus produtos para os hardwares mais novos disponíveis na época do lançamento do produto.

Qual é mais seguro?

Em geral, o Linux. O Linux foi concebido desde o início para uso em rede e em ambiente corporativo, onde a segurança sempre foi importante. Além disto, os sistemas da Microsoft são de longe os mais utilizados e conhecidos no mundo, havendo milhões de programadores que o conhecem a fundo.

Assim, nada mais natural que haja muito mais sistemas Microsoft sendo invadidos do que sistemas Unix e Linux. A Microsoft tem sido muito pródiga em adicionar mais e mais recursos à cada nova versão do Windows e há um tempo de maturação e aperfeiçoamento até que se corrijam todos os problemas inerentes a todo sistema novo.

Deve-se levar em conta que a Microsoft tem feito regularmente correções em seus sistemas, e que o uso de um bom Firewall e de um detector de intrusos pode praticamente igualar a segurança conseguida com um sistema Linux.

Qual é mais difícil de instalar?

O Linux, com certeza. Os desenvolvedores do Linux sempre buscaram tornar o sistema estável e confiável, sem preocupar-se com a instalação e uso do sistema por técnicos menos familiarizados. Mas isto vem mudando rapidamente com as famosas distribuições, que nada mais são do que versões customizadas e com um instalador adequado que aos poucos vão tornando a instalação inicial do Linux tão simples quanto a do Windows.

Note também que apenas a instalação inicial do Linux é mais complexa, pois a configuração avançada de um servidor Windows é tão complexa quanto a de um servidor Linux, requerendo conhecimento não apenas da parte técnica da configuração a ser feita; é preciso também saber como fazer a configuração usando os recursos do sistema operacional o que, devido à complexidade inerente a um servidor, pode demandar uma extensa pesquisa.

O Linux é mais difícil de usar?

Sim e não. Se estivermos falando de um servidor onde muitas das configurações precisarão ser feitas editando arquivos CONF ou digitando linhas de comando, o Linux será muito mais difícil de utilizar. Entretanto, se estivermos falando de uma estação de trabalho com ambiente gráfico, a facilidade de uso será praticamente a mesma.

O Linux é mais utilizado do que o Windows?

Sim e não. Os servidores Unix/Linux são maioria absoluta nas empresas, principalmente se estivermos falando de serviços para a Internet, onde a esmagadora maioria dos sites estão instalados em servidores Unix/Linux, sendo que uma maioria ainda maior de servidores de e mau são Linux. Mas quando se fala de estações de trabalho (desktops) o predomínio da
Microsoft é inegável; cerca de 95% dos computadores pessoais os utilizam. Entretanto, este predomínio poderá ser ameaçado em alguns anos com a criação de versões mais amigáveis do

Qual sistema “dá menos pau”?

Depende do que estamos comparando. Se estivermos falando de versões 9x, com certeza o
Linux será mais estável. Algumas versões do Windows 9x como, por exemplo, a ME e o 95 primeira versão são notórios por seus problemas. Quando se fala na linha NT, entretanto, a coisa muda de figura. O NT4 é relativamente estável e o 2000 é bastante estável; o XP e o servidor .NET são ainda mais robustos, podendo ser comparados às versões Linux que. Frequentemente, também apresentam seus travamentos e problemas de funcionamento.

O Linux vai crescer ainda mais?

Eis aí uma boa pergunta! Quem souber a resposta certamente vai auferir bons lucros. Se a
Microsoft não mudar sua política de preços e de atendimento ao consumidor, certamente o mundo dos servidores vai ser dominado pelo Linux, em todos os níveis de público, desde o pequeno escritório até os grandes servidores corporativos e de aplicação científica.

Nos computadores pessoais, o predomínio absoluto da Microsoft só será ameaçado se surgirem versões fáceis de instalar e bastante funcionais do Linux, o que vem sendo desenvolvido por diversas empresas; por enquanto ainda com resultados duvidosos.

O número e a utilidade dos aplicativos também são fatores decisivos de sucesso — as pessoas têm computadores para fazer suas tarefas e não estão muito interessadas em saber se o Bill Gates é mais simpático que o Linus Towards ou o Steve Jobs; querem é resolver seus problemas gastando o mínimo e no menor tempo possível.

Fonte: Lacking Faces