Instalando OS a partir de um pendrive

22/08/2013 14:37

 

Fala galera, desculpa o sumiço nessa ultima semana, mas tá difícil de atualizar o blog pelo WEBNODE e estou pensando em comprar um domínio e hospedar o site com outra empresa visto a dificuldade a que venho tendo ao tentar logar e atualizar o mesmo.

Também tiver de formatar meu note, aproveitei para atualizar o OS da Microsoft para Windows8, não tive tanta dificuldade em me adaptar ao novo sistema, mas ainda mantenho no HD o Windows 7 Ultimate e claro que uso Linux através do VirtualBox, tenho usado a versão Ubuntu 12.04; estável, ambiente gráfico agradável e grátis.

Tenho conversado com bastante gente que me pergunta se é possível fazer uma instalação do sistema operacional pelo pendrive (muito útil para formatação de netbooks e tbm para instalar o W8 em tablets).

Vamos aos procedimentos:

O primeiro passo importante a se fazer, é verificar se o seu computador tem suporte a fazer boot através da porta USB. O processo para verificar isso, varia de fabricante para fabricante, é possível verificar através do manual da placa-mãe ou ir direto na BIOS. Para acessar a BIOS, inicie o computador e logo na primeira tela onde aparece reconhecendo o HD e a leitoras, aparecerá qual tecla deve ser pressionada para entrar na BIOS.

O segundo é saber utilizar o DiskPart que é um interpretador de comandos em modo de texto essa ferramenta permite gerenciar objetos (discos, partições ou volumes) por meio de scripts ou de entradas diretas em um prompt de comando. Leia mais em https://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc766465(v=ws.10).aspx

Vamos ao processo do preparo do pendrive, não esquecer de que o pendrive já deve estar conectado no computador.

1. Teclas de atalho Windows+R e digite CMD, para acessar o prompt de comando.

 

2. Na tela de prompt de comando, digitar DISKPART

3. Na tela do prompt do DISKPART digite LIST DISK

4. Então, digite SELECT DISK Nº onde Nº será o número do disco referente ao pendrive (Tomar cuidado para não digitar o número correspondente a outro disco).

5. Agora que a unidade USB está selecionada, digitar CLEAN. Tenha certeza que não tem nenhum dado importante no pendrive, pois com este comando tudo será removido.

6. Após o comando acima, o qual limpou unidade conectada ao USB, digite CREATE PARTITION PRIMARY

7. Após o comando acima, digite FORMAT FS=FAT32 QUICK e depois tecle . Este comando, formatará o pendrive para o formato Fat32. O comando Quick não é o fundamental, coloquei apenas para que fizesse o processo de formatação de maneira rápida.

8. Terminada a formatação digite ACTIVE

9. Digite EXIT e tecle para sair do prompt do DISKPART.

Terminado os processos acima, com o DVD do OS na leitora, abra o Windows Explorer do Windows 7 e copie todo conteúdo do DVD para dentro do pendrive.

Pronto! Agora é só iniciar o computador e fazer o boot conforme o processo explicado no inicio deste artigo.