Um pouco mais sobre Sistemas Operacionas

31/07/2013 13:12

 

Quais sistemas operacionais são abertos e quais são fechados?

 

Conheça os sistemas operacionais abertos e os fechados e entenda como isso funciona com a liberdade de escolha dos aplicativos.
Plataformas ou sistemas operacionais fechados são aqueles que permitem que você instale apenas os aplicativos que o fabricante do sistema disponibiliza em uma loja oficial e não permite outra forma de instalação livre. Resumindo: Você irá instalar programas que a empresa impor e o limitará na liberdade de escolha. Nos últimos anos temos visto isso crescer, onde os sistemas operacionais estão se tornando fechado fazendo com que instale apenas os apps permitidos pela empresa que desenvolveu o OS. Assim, para instalar programas que estejam disponíveis em outras fontes ou na própria internet é necessário desbloquear o sistema operacional com jailbreak o que o torna um “fora da lei” segundo as regras da DMCA (exceto nos casos de smartphones).
Plataformas fechadas é um problema para os desenvolvedores que precisam da permissão do fabricante do sistema para poder distribuir suas aplicações e uma prisão para os usuários que gostariam de instalar o que quiser em suas máquinas (apesar dos sistemas fechados darem certa segurança contra malwares).

Então vejamos alguns sistemas que são abertos (onde você é livre para instalar qualquer programa das lojas ou fontes externas) e os fechados:

 

Windows

 


O sistema operacional Windows é a mais popular plataforma de computação entre os usuários de PC e com a natureza inicial de ser aberto e permitir que instalássemos qualquer programa se tornou inovador, prático e ainda mais utilizável.
Nenhum programador ou desenvolvedora de software precisava pedir a Microsoft para distribuir suas aplicações, podendo distribui-lo diretamente aos usuários.
O Windows feito para as versões de processadores X86 (chamado de Intel), o Windows desktop ainda é uma plataforma aberta, podendo instalar tudo que quiser. Mas isso apenas na área de trabalho padrão, pois na área Metro (Windows 8) você só pode instalar o que estiver disponível na loja, apesar de poder colocar atalhos para executar qualquer aplicativo que esteja instalado na área de trabalho.
Agora a versão do Windows RT (para processadores ARM) a Microsoft tornou o desktop fechado, onde você só pode instalar aplicativos desenvolvidos pela Microsoft na área de trabalho e os disponíveis na loja quando utilizado o Metro.


Tipo de sistema: Aberto (x86 x64) e Fechado (na versão RT).


Windows Phone

 

 

 

O Windows Phone utiliza uma abordagem no estilo do iOS da Apple, onde você só pode instalar apps da loja do Windows Phone. Bem diferente do antigo Windows Mobile onde podíamos instalar um software de qualquer local, apesar do sistema operacional ser bem complicado de se utilizar pela maioria dos usuários.


Tipo de sistema: Fechado.


Linux

 


 
O Linux, desde a sua origem sempre foi pensado em liberdade. Como é um sistema descentralizado você pode instalar qualquer programa disponível em qualquer lugar no sistema operacional.


Tipo de sistema: Aberto.


Mac OS X


 


Apesar da fama da Apple, a plataforma do Mac OS X ainda é considerada aberta. Na loja da Apple para seus aplicativos são colocadas várias restrições sobre os desenvolvedores para tentar tornar os aplicativos mais seguros, mas os desenvolvedores podem optar por deixar o app armazenado em outro local podendo distribuir diretamente para os usuários.
No Mac OS X você pode ligar ou desligar uma opção para poder instalar programas que estejam fora da loja da Apple.


Tipo de sistema: Aberto.


Apple iOS


 


O iOS, sistema encontrado no iPad, iPhone e iPod é uma plataforma fechada. Os usuários só podem instalar os apps disponíveis na loja da Apple.  A empresa é bem exigente na distribuição dos aplicativos em sua loja, bloqueando jogos considerados violentos, aplicativos que sejam muito parecidos com seus apps (como é o caso do Google Voice), entre outros.
Não é possível baixar e instalar aplicativos de outros locais, a menos que você destrave o sistema utilizando o jailbreak.


Tipo de sistema: Fechado.


Android


 


O sistema operacional do Google para dispositivos móveis é considerado uma plataforma aberta. Assim como o Mac OSX você tem que habilitar a opção nas configurações de segurança para poder instalar apps de outros locais que não sejam do Google Play.
Assim você pode até mesmo instalar o Appstore da Amazon, um concorrente do Google Play e APKs disponíveis em vários sites da internet. Essa liberdade no Android é boa também em casos onde o app é banido ou sai da loja oficial, onde poderá continuar instalando através de outras fontes.
O problema nestes casos, como ocorre no Windows é com a segurança, com possibilidade de instalar malwares em seu aparelho. Aconselho dar uma olhada se a versão do seu Android já possui a correção contra o malware da chave APK.


Tipo de sistema: Aberto.

 

Chrome OS

 



O Chrome OS assim como o Android tem como base o Linux e também tem no momento a filosofia de liberdade (apesar de menor que no Linux). Você inclusive pode instalar o Ubuntu ou outro sistema para rodar lado a lado com o Chrome OS.
Só é aceito instalar apps web e extensões da Chrome Web Store por padrão. Mas existem alguns truques que permitem burlar esta limitação e instalar qualquer um que esteja fora da Web Store.


Tipo de sistema: Aberto (com limitações).


Firefox OS

 

 

O Firefox OS é um sistema operacional desenvolvido pela equipe da Mozilla para celulares, smartphones e até mesmo tablets. O sistema é uma plataforma aberta construída usando HTML5 e outros padrões web abertos, não tendo as mesmas restrições de plataformas proprietárias comumente existentes no mercado.


Tipo de sistema: Aberto.


BlackBerry

 



Dispositivos BlackBerry é livre permitindo que instale apps de fora da loja sem problemas. Isso é útil em aparelhos como o BlackBerry 10 onde pode usar milhares de apps do Android que ainda não forma oficialmente portados para o BlackBerry.


Tipo de sistema: Aberto.


Amazon Kindle Fire

 



O sistema operacional do Kindle Fire é baseado no Android e assim como tal oferece a capacidade de instalar apps da Amazon Appstore e de fora dela também, embora essa configuração é desabilitada por padrão de segurança.


Tipo de sistema: Aberto.

 

OS de consoles e vídeo games


 


Atualmente os sistemas que rodam nos vídeo games são praticamente sistemas operacionais derivados do Windows ou Linux. No passado eram sistemas próprios e totalmente fechados, como no caso do NES, onde o desenvolvedor era obrigado a solicitar autorização a Nintendo antes mesmo de começar a desenvolver o jogo e a distribui-lo para os jogadores.
Os consoles Playstation, Xbox e Nintendo contem plataforma fechada, mas consoles como Steambox e outros que estão vindo derivados do Android querem oferecer uma plataforma aberta onde qualquer desenvolvedor possa criar e distribuir seus jogos sem a autorização dos fabricantes.


Tipo de sistema: Variado (pode ser aberto ou fechado dependendo do console).


Fonte:  DC