E você sabe utilizar redes sociais ???

21/01/2013 17:38

Isadora Faber está na sétima série do ensino fundamental da Escola Básica Maria Tomázia Coelho, que fica no bairro do Santinho, em Florianópolis. Cansada de questionar os problemas estruturais e pedagógicos de seu colégio – comum à grande parte das escolas públicas brasileiras – sem receber resposta, Isadora criou, no Facebook, a página Diário de Classe, a verdade…​


Nela, Isadora comenta sobre a situação precária da quadra onde faz aulas de Educação Física, a zona na sala de aula durante a aula de Matemática, os bancos quebrados do refeitório e a humilhação que sofreu por falar sobre seus professores na internet. Com a ajuda de um celular, registra imagens e grava vídeos para esclarecer as questões. Os posts rendem milhares de likes e centenas de comentários de pessoas que a apoiam e compartilham histórias de outras escolas. Isso porque Diário de Classe, a verdade… bombou esta semana na internet. Até agora, mais de 150 mil perfis do Facebook curtiram a página.


O mais importante é que as denúncias de Isadora surtiram efeito. A administração da escola trocou fechaduras quebradas e retiraram fios de um ventilador que estavam dando choque. Mais do que isso: a secretária de Educação da cidade, marcou reunião com as diretoras de infraestrutura, ensino fundamental e geral para falar sobre as postagens e a situação da escola.


Segundo Isadora, Diário de Classe, a verdade… não é contra a escola em que estuda, apenas procura mostrar a realidade das escolas públicas. Sua inspiração foi o blog de uma menina inglesa que tirava fotos da merenda de sua escola e criticava a qualidade da comida.


As duas mostram, primeiro, que ir atrás de resolver seus problemas – e não esperar que o governo ou autoridades superiores o façam – pode trazer melhorias. Em segundo lugar, como a internet pode dar mais visibilidade para problemas locais e ajudar a resolvê-los.


Você usa as redes sociais como forma de denúncia? Conhece outros exemplos ?